LOGO IMPACTO.png

A IMPACTO Saúde Ambiental atua desde 2004 com seriedade e eficiência no controle de pragas urbanas e vetores.

CURTA A IMPACTO

Copyright 2019 @ Impacto Saúde Ambiental. Todos os direitos reservados.

DESRATIZAÇÃO

 

Ratos

Os roedores são animais mamíferos, da ordem Rodentia. Existem cerca de duas mil espécies de roedores no mundo. Há grande diversidade entre os roedores, porém há uma característica em comum a todos eles: a forte e poderosa dentição. Com seus dentes incisivos conseguem roer diversos tipos de alimentos, além de madeira e até alguns tipos de pedras.

Os ratos apresentam hábitos noturnos. É possível, embora raro, vê-los durante o dia, quando sua população aumenta tanto que a concorrência por comida faz com que mudem seus hábitos para evitar a competição entre eles. Podem sair durante o dia também quando estão feridos ou quando suas tocas são invadidas pelas enchentes.

Cerca de 130 são classificadas como pragas. No Brasil consideramos 3 espécies principais:

a) Ratazana ou rato de esgoto (Rattus norvegicus)
É a maior das espécies, sendo forte e agressiva. Possui hábitos noturnos, habita normalmente as redes públicas de esgoto ou outras galerias subterrâneas e lixões das cidades. Raramente habitam o interior de residências, onde só entram para obter alimentos. Tem hábitos noturnos, sendo o raio de ação para busca de alimento é de aproximadamente 50 m em relação ao abrigo. São normalmente desconfiados. Comem de tudo; por isso são chamados onívoros.

b) Rato de forro ou rato de telhado (Rattus rattus)
É forte e ágil, preferindo buscar segurança e proteção nas estruturas superiores do imóvel (forros, beirais, telhado, ocos de árvores que estejam próximos da copa, etc). Apresentam hábitos noturnos, descendo ao solo apenas para buscar alimento ou água. Seu raio de ação para busca de alimento é de aproximadamente 60 m em relação ao abrigo. Assim como as ratazanas, são geralmente desconfiados. Sua dieta é baseada em legumes, frutas, cereais e insetos.

c) Camundongo ou catita (Mus musculus)

Dentre as 3 espécies, é a menor. Geralmente é um animal com alto metabolismo, sendo agitado e constrói seus ninhos no interior das residências, como móveis, gabinetes, gavetas, armários, caixas sem uso constante, etc. São geralmente curiosos, e seu raio de ação para busca de alimento é de aproximadamente 3 a 5 m em relação ao abrigo. Podem visitar de 20 a 30 locais por noite em busca de alimento. Sua dieta é baseada em grãos e cereais.

Os roedores possuem grande importância médica, são utilizados em laboratórios em testes iniciais, porém, são transmissores de patologias, dessas podemos citar a leptospirose, peste bubônica ou peste negra, tifo murino ou febre murina, febre da mordida do rato, hantavirose, sarnas e alergias.

NOSSOS SERVIÇOS

Problemas com pragas?
Receba seu ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO e contrate a IMPACTO!